Pontos deVistas

Algum dinheiro evita preocupações. Muito dinheiro atrai-as.

Água sólida Anterior Seguinte

Água sólida

       Anterior Seguinte       

  Água Water    Nikon D70  

O gelo, água sólida, é mais leve do que a água líquida. Porquê?

A água, quando passa ao estado sólido, em que fica na forma de gelo, dá origem a um cristal molecular: forma-se uma estrutura tridimensional muito aberta, em que cada molécula de água, interactua com três outras moléculas, através de legações intermoleculares específicas, que se chamam ligações por ponte de hidrogénio ou simplesmente ligações de hidrogénio.
Quando o gelo funde, algumas destas ligações são quebradas e as moléculas aproximam-se umas das outras, ocorrendo uma diminuição de volume. É por esta razão que o gelo é menos denso do que a água no estado líquido e por isso, o gelo flutua sobre a água, ao contrário do que geralmente acontece, em que os sólidos são sempre mais densos que a sua vertente líquida.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 3899

Publicado em: 2020-07-01

Grupo: Água #Water

 Câmera: Nikon D70

 Abertura:

 Distância focal:

 Velocidade do obturador: 1/6 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Vi Ana do Castelo Monumento militar Negócio da água Inroído, o metal canhão Vento, água, pedra Quero voar... Por falta de nitidez O silêncio só raramente é vazio Repelente natural São poucos os que escutam Brahma branca Formigas Veredas do porvir Banha Mértola Vamos chegar a bom porto Convida Super-herói Folhas tremiam Há-de flutuar uma cidade Jeronymo Pereira Campos, Filhos

  Escolha da semana

Existe um olhar by Manu: Teia
Existe um olhar by Manu: Teia

  Comentários

Existem 8 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
A
Ana Lúcia
em 2020-07-01 09:43

Gostei do "desenho" que fizeste da água, deu origem a uma fotografia muito original.
Mas parece-me que aquelas esferas protagonizam a água líquida... não é assim?

02
S
Steven
em 2020-07-01 14:00

Another great learning lesson coupled with a photo of beautiful tones!

03
M
Michael Rawluk
em 2020-07-01 16:45

That is so nice. And a terrific explanation.

04
J
Janita
em 2020-07-01 23:45

Hummm...parece-me gelo com alcatrão derretido, espalhado por cima.

:(

05
W
Willem
em 2020-07-02 18:27

A creative result in cool black and white.

06
O
Omid
em 2020-07-07 18:22

A M A Z I N G!!!!

07
A
Alex
em 2020-07-15 23:51

o pormenor das 3 bolhas em primeiro plano está TOP

08
R
Remus
em 2020-08-11 17:19

Obrigado por fazerem parte da família do Pontos de Vistas.

Ana Lúcia: É uma forma de ver as coisas, que aceito perfeitamente. Mas as bolhas apareceram por "vontade" delas. O cubo de gelo ao derreter, de alguma maneira, as criou. :-)
Steven, Michael Rawluk, Willem and Omid: Thank you.