Pontos deVistas

A felicidade é como a saúde: se não sentes a falta dela, significa que ela existe.

Pode ter cágado Anterior Seguinte

Pode ter cágado

       Anterior Seguinte       

  Fauna     Nikon D90  

Os cágados encontram-se activos, maioritariamente, entre Março e Setembro. Normalmente hibernam durante o Inverno devido à diminuição da temperatura. Mas nos anos mais quentes, a hibernação até pode não ocorrer, e são encontrados indivíduos activos durante todo o ano.

Quando chega a altura certa, os cágados fazem pequenas migrações e afastam-se um pouco das zonas húmidas para hibernar. Escolhem locais seguros para se enterrarem ou esconderem debaixo de pedras ou troncos e ficarem em segurança.

Os cágados em Portugal podem passar entre três e seis meses “a dormir”, dependendo da temperatura que se fizer sentir. Por exemplo, na região norte do país, estes animais hibernam durante mais tempo (podendo chegar aos seis meses), enquanto na região sul, esse período é, em princípio, mais curto (dois a quatro meses nos anos mais frios).
Quanto mais tempo os cágados passarem em hibernação, mais debilitados estarão quando saírem desse estado. Por exemplo, é frequente ficarem muito lentos durante vários dias ou até semanas.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4757

Publicado em: 2023-06-11

Grupo: Fauna #Fauna

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 5

 Distância focal: 82 mm (35mm equiv.: 123 mm)

 Velocidade do obturador: 1/60 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Comer na dose certa Iremos desaparecer Entre a minha casa e a tua Justina «Bubo Bubo» Funicular do Olimpo? Zínias, zínias e mais zínias Chiclete Funcionam a contento com maçãs Túnel de flores Imerso Vamos dar uma volta? Explode Este ou para o próximo Colher de jardineiro Calma e plana Que as coisas sejam Não cabe numa teoria Águas paradas Nas tardes serenas

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage
Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage

  Comentários

Existem 7 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
S
Steven
em 2023-06-12 00:31

And during that hibernation, their shell doesn't decrease in size or weight so the weight of the shell can be even heavier to them after hibernation. Great capture of them wet showcasing their beautiful shells!

02
M
Manu
em 2023-06-12 17:05

Estas já acabaram com a hibernação e nadam criando bonitas cores no lago.

03
W
Willem
em 2023-06-12 19:57

A clear picture, good photography work.

04
A
Ana Lúcia
em 2023-06-13 09:34

Como também eu gostava de hibernar durante vários meses e acordar num mundo aconchegante sem os problemas que agora se me colocam.
Parecem brincar contigo... ;)

05
L
Lis
em 2023-06-15 20:09

São bastante interessantes;.
E nessa fotografia eles azulados sobressaem no lago.
Já´tive um quando morava numa casa com um grande quintal e viviam a sumir por dias e dias, apareciam do nada... gostam de nadar os bicihinhos lerdos _ mas podem viver fora d'água já as tartarugas vivem só dentro d'água seja marinha ou doce. Li muito sobre eles porque tinha em casa.
abraço, Remus

06
R
Roadrunner
em 2023-06-17 19:15

E podem ter cagado.🤭

07
R
Remus
em 2023-08-18 20:54

Estou grato pelos vossos comentários e visitas.

Steven and Willem: I appreciate your comments.
Ana Lúcia: Esse pensamento é utópico. Era bom, mas impossível. A menos que entres em coma, mas acho que isso não queres. :-P :-D
Roadrunner: Podem... Acho que foi o único que percebeu o título da foto. :-D ;-)