Pontos deVistas

Nem todos os dias são bons, mas há algo bom em cada dia.

Elevador de água Anterior Seguinte

Elevador de água

       Anterior Seguinte       

  Preto e Branco Black & White    Nikon D90  

Nas barragens, as eclusas funcionam como elevadores de água ou compartimentos de segurança que permitem às embarcações vencer o desnível de altura entre o rio a jusante (nível mais baixo) e a albufeira a montante (nível mais alto).

Nesta fotografia podemos ver a parede húmida da barragem e uma régua métrica marcada pelo tempo, pela água e pela rotina de quem controla o nível necessário para a passagem dos barcos.

A água entra devagar, o nível sobe, e os barcos elevam-se quase com dignidade de elevador panorâmico. Depois, tudo desce novamente, num processo tão calmo e preciso que até parece estranho lembrar que estamos a lidar com toneladas de água e não com uma banheira muito organizada.

Peso da Régua

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5655

Publicado em: 2026-05-15

Grupo: Preto e Branco #Black&White

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 4.5

 Distância focal: 36 mm (35mm equiv.: 54 mm)

 Velocidade do obturador: 1/80 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Cada macaco no seu galho Atacadorlogia Exercício de alongamento «Eudocimus Albus» Skyline Recusou, educadamente Palco de disputas «Ranunculus Asiaticus» Com segredo Família feliz Na falsidade do decorrer Conceito abstracto de novidade Não é silêncio Sonho de menina Rainha das esplanadas Polícia bom, polícia mau Brincos de Princesa Tentar fazer a fotografia perfeita Estufa palácio Aplicar e soprar

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage
Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage

  Comentários

Existem 12 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
A
Ana Lúcia
em 2026-05-15 22:16

Ui! Até fiquei com arrepios... toneladas de água. Os rios são tão perigosos e não aprecio barragens. Adorava o Mondego, enquanto o conheci, depois ela mudou com a construção da praia fluvial e tornou-se desconhecido.
Bom p/b e boa explicação.

02
M
Manu
em 2026-05-16 10:41

Já subi esta eclusa.
Admiro este trabalho.
A foto ficou muito bem a P&B :P

03
L
Lis
em 2026-05-16 10:42

Desconheço esse tipo de barragem ou seja talvez a foto não tenha me ajudado. Aqui são represas de vários tipos construídas também para retenção de grande quantidade de água servindo para abastecimento nas zonas residenciais e agrícolas, produção de energia elétrica, etc.
Gostei do texto explicativo. deixo meu abraço e bom fim e semana.

04
S
Steven S
em 2026-05-16 13:29

There is something amusing about viewing a massive engineering marvel as merely a "very organized bathtub" for boats to take a dignified panoramic elevator ride. The weathered measuring ruler on that wall stands like a strict "growth chart" for the river, quietly tracking every single time the water decides to rise and repeat the routine. :-)

05
D
D Almeida
em 2026-05-16 16:11

Cumpre-se a boa ordem do universo 🙂.

06
W
Willem
em 2026-05-16 18:32

A beautiful, fitting photo.

07
E
Elisa Fardilha
em 2026-05-16 20:42

Perfeita composição com um enquadramento na vertical que conduz o olhar pela fotografia.
O P&B acentuou o contrate entre o cinza da estrutura e o branco.
Apreciei o texto que a legenda.

Beijinho e ótimo fim de semana, Remus. 😘

08
Q
Questiuncas
em 2026-05-18 13:15

Fotografia antiga.
Pois se fosse recente, com a chuva que caiu este ano, o Remus tinha tirado uma fotografia subaquática.
Já agora, o Remus sabe nadar?

09
H
Harry
em 2026-05-19 01:14

got to watch as the water rises

10
R
Remus
em 2026-06-09 17:43

Obrigado por fazerem parte da família do Pontos de Vistas.

Ana Lúcia: Por causa das últimas cheias, já está na calha uma nova barragem no teu Mondego. A barragem de Girabolhos. :-S
Steven S, Willem and Harry: Thank you very much.
D Almeida: Ora... Ora... Quem é vivo sempre aparece. ;-)
Questiuncas: Dado o meu conteúdo de gordura, sei boiar. Conta como nadar? :-D Mas... sei nadar na categoria «serviços mínimos». :-D

11
A
Ana Lúcia
em 2026-06-09 20:14

Quem será que vai explicar ao Governo que são os rios que levam a areia para as praias? Com barragens a areia não chega lá.

As populações que crescem como "cogumelos" nunca deveriam estar em leito de cheia;M claro que isto vale para Coimbra, Porto; Lisboa...

12
R
Remus
em 2026-06-12 15:42

Ana Lúcia: Posso dar-te a morada da casa do Primeiro Ministro em Espinho. Vais lá e fazes-lhe uma apresentação a explicar isso. :-P