Pontos deVistas

Nem todos os dias são bons, mas há algo bom em cada dia.

Peixinho-da-horta Anterior Seguinte

Peixinho-da-horta

       Anterior Seguinte       

  Flora     Nikon D90  

Popularmente conhecida como peixinho-da-horta (ou até por língua ou orelha de ovelha) a Stachys byzantina é uma herbácea com um ciclo de vida perene. Pode atingir entre os 20 a 40 cm de altura e forma touceiras com dezenas de propágulos, que é como quem diz, estruturas que se podem desprender da planta adulta para dar origem a uma nova planta.

É uma planta comestível que termos nutricionais possui valores significativos de potássio, cálcio e de ferro.

As folhas podem ser consumidas como “peixinhos da horta”, ou seja, fritas envoltas num polme. Mas até cozidas e em saladas elas marcha bem, se bem que neste último caso, o melhor é optar pelas folhas mais jovens.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 4948

Publicado em: 2024-01-30

Grupo: Flora #Flora

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 5.6

 Distância focal: 150 mm (35mm equiv.: 225 mm)

 Velocidade do obturador: 1/320 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Casamento improvável Sempre a mesma cor Mensageira da paz Uma tarde ensolarada Luz que ilumina meu coração Moldagem, secagem e queima Ideal para o uso geral Querias... já não há! Se viesse Devem ser para aí... Santo Condestável Milho para os pardais Férias outonais Há duas maneiras de olhar Não há rumores de vozes Na serenidade da noite A solidão não é viver só «Dolichotis Patagonum» Metanáutica Pão quentinho

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage
Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage

  Comentários

Existem 6 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
A
Ana Lúcia
em 2024-01-30 10:42

Ora, eu pensava que peixinhos da horta era um petisco feito com feijão-verde envolvido em farinha. São deliciosos. Agora essa "língua de ovelha" não conheço e parece-me muito felpuda para comer... Isto deve ser mais alguma tramoia da Máfia do Norte para nos envenenar a todos. :D

02
S
Steven
em 2024-01-30 14:47

A great close-up of this beautiful plant with its fuzzy-looking leaves! I never would have known one to be so nutritional. I had to laugh at Ana's last sentence.

03
W
Willem
em 2024-01-30 18:23

Beautiful depth of field in this detailed photo.

04
R
Roadrunner
em 2024-01-30 21:57

Acho que vou antes pelos peixinhos da horta verdadeiros. 😋

05
M
Manu
em 2024-01-30 23:41

Peixinhos da horta, uma planta? Isso deve arranhar na garganta :P
Continuo a preferir os tradicionais com feijão verde:)

06
R
Remus
em 2024-03-27 22:17

Muito obrigado por terem vindo ver estes «Peixinhos-da-horta». :-D

Ana Lúcia: E também são. Desde que seja algo de origem vegetal envolto em farinha e frito, podemos chamar de «peixinhos da horta». ;-)
Steven and Willem: Many thanks.
Manu: Mas por outro lado os pêlos parecem ser macios. Devem ajudar a escorregar pela garganta. :-P