Pontos deVistas

Beijo não mata a fome, mas abre o apetite.

Ideia triangular Anterior Seguinte

Ideia triangular

       Anterior Seguinte       

  Objectos Objects    Kodak DX6490  

Perguntas do dia:
Por quantas peças de dominó é composto um conjunto de dominó duplo de seis?
E por quantas peças de dominó é composto um conjunto de dominó duplo de doze?

Ajuda:
Matematicamente estes valores podem ser calculados com base na ideia subjacente aos números triangulares, usando a fórmula: ((n+1)(n+2))/2
Se estiver errado a Alex que corrija! ;-)

  Informação técnica

Fotografia N.º: 1133

Publicado em: 2010-07-17

Grupo: Objectos #Object

 Câmera: Kodak DX6490

 Abertura: f 3.2

 Distância focal: 6.3 mm (35mm equiv.: 36 mm)

 Velocidade do obturador: 1/10 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Escrever na água Prenúncio de morte Degraus da vida Fitoquímicos Jarro Efémeras 6º aniversário do Pontos de Vistas Nariz frio «John Doe» Pateira de Fermentelos Medidor de tempo Torre Lidador Calcário «Phalaenopsis» Percorro o meu caminho Aspas Silêncio e suscitação Separação Muralha Medicamento

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage
Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage

  Comentários

Existem 15 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
R
Ruimnm
em 2010-07-17 16:15

Olha agora, contas de matemática a esta hora...
Gosto de jogar dominó, e ponto!

Também gosto desta imagem e do ponto de focagem central no par de cinco.

02
Z
Zé Caçador
em 2010-07-17 16:17

Completamente de acordo com o Ruim, olha que coisa.

03
P
Pedro Ferreira
em 2010-07-17 17:59

Peço desculpa pela minha ignorância mas não entendo mesmo as questões colocadas. Então um jogo de Dominó não é sempre composto por 28 peças?

Seja como for, a fotografia está muito bem conseguida, tal como as restantes apresentadas neste blog, que seleccionei para destacar no meu cantinho, ao longo da semana que se inicia.

Um abraço :)

04
W
Willem
em 2010-07-17 19:25

A photo with nice focus

05
P
Paulo Marcelino
em 2010-07-17 22:32

Ideia excelente. composição boa. Pena a camara não conseguir focar todas as peças. Acho que estás de parabéns pela foto.

06
S
Steve
em 2010-07-18 00:24

A lovely image. A very creative idea.

07
F
Fernando Santos ( Chana )
em 2010-07-18 00:42

Bela composição...Excelente fotografia....
Um abraço

08
D
Desfocado
em 2010-07-18 10:06

fez-me pensar em pessoas, todas alinhadas tipo exército. acho que podias ter escolhido melhor texto para esta foto que está muito bom.

09
B
Bean Fely
em 2010-07-18 17:38

excelente ""jogada"" .... confesso que fico admirado a ver jogar dominó, um jogo acessível a todos

10
U
Uminuto
em 2010-07-18 21:17

uffffaaaa já fugi às perguntas

fico-me por um olhar atento e encantado da bela foto que ofereceste

um beijo

11
A
Alex
em 2010-07-27 16:54

mais uma do estudio caseiro... e q está simplesmente brutal... eu n me considero à altura.. mas vá... ando com umas ideias... q porei em prática um dia destes... e depois é q vamos ver... :)

qto às tuas perguntas, um jogo de dominó tem 28 peças... isso e indiscutível... nao percebi as questões.. contudo afianço-te q a fórmula q apresentas é uma das possíveis formulas geradoras de números triangulares. os primeiros números triangulares sao 1, 3, 6, 10, 15, 21, ... . Lamento apenas ter de ser mais "papista que o Pápa"... a tua formula nao é a mais correcta... de forma mais correcta deveria ser (n*(n+1))/2.... Uma vez q para se conseguir obter o primeiro numero triangular se teria de substituir a variavel "n" por zero, o q nao é mto correcto, uma vez q, sempre q se apresenta como variavel um "n", o seu dominio sera o conjunto dos numeros naturais, ou seja um conjunto q nao inclui o zero...

uma beijoca...

12
R
Remus
em 2010-08-08 10:50

Muito obrigado pelos vossos comentários.

Pedro Ferreira: :-) Também existem outros dominós. Os mais normais e que geralmente vemos à venda, são de 28 peças. São os chamados duplos de 6, porque a peça com valor maior possui seis pintas em baixo e outras seis pintas em cima. Também existem os duplos de 9, em que a peça com um valor maior é composta por nove pintas tanto em cima como em baixo. E esses dominós possuem 55 peças. Existem também os duplos de 12, em que a peça com um valor maior é composta por doze pintas tanto em cima como em baixo. E esses dominós possuem 91 peças. Etc.
Willem and Steve: Thanks!
alex: Afinal tu percebes mesmo da coisa. ;-)

13
F
Fábio Martins
em 2011-09-12 14:48

Nunca contei as peças sr. Remus por isso deixo a resposta para quem percebe :)

Gosto da focagem na peça central

14
R
Rute
em 2011-09-12 18:21

...até troquei os olhos com tantas bolinhas pretas...Gostei da ideia que está muito bem concretizada;)
1 beijo

15
H
Helder Ferreira
em 2011-09-15 11:40

Não tens a luz muito uniforme.. mas mesmo assim gosto do resultado final.
Para a próxima experimentar colocar uma folha branca à frente das peças e para reflectir de volta a luz.