Pontos deVistas

Uma história de terror em três palavras: Hoje é segunda.

Álbum de fotografias Anterior Seguinte

Álbum de fotografias

       Anterior Seguinte       

  Os Outros The Others    Nikon D90  

À primeira vista, esta composição parece uma requintada galeria de retratos individuais saídos do pincel de grandes mestres do Renascimento europeu. Contudo, trata-se de uma desconstrução visual de uma única obra-prima: os Painéis de São Vicente de Fora (pintados por volta de 1470), atribuídos ao pintor régio português Nuno Gonçalves.

Desde o olhar enrugado e devoto do pescador, passando pela figura misteriosa do homem do rebuço, até aos nobres, clérigos e cavaleiros, o que vemos aqui são indivíduos com feições vincadas. Um verdadeiro «álbum de fotografias» pintado a óleo, que preserva a alma de uma sociedade com mais de 500 anos.

Batalha

  Informação técnica

Fotografia N.º: 5728

Publicado em: 2026-08-07

Grupo: Os Outros #The Others

 Câmera: Nikon D90

 Abertura: f 6.3

 Distância focal: 24 mm (35mm equiv.: 36 mm)

 Velocidade do obturador: 1/60 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Técnico de asinoterapia Peso das suas estrelas Não há pontas por onde pegar Círculos de tentação Cesta de oiro Terras sem sombra Que na vida nunca falte rosas Eu estive aqui Ala medieval Girante História genealógica Per fumum Ácido bom É real e é bufo Nem penses nisso Passado ascético Idioma europeu Na falsidade do decorrer Talento para a meteorologia Convivência pacífica

  Escolha da semana

Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage
Arco-Íris Reloaded: A concert on an unusual stage

  Comentários

Existem 9 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
H
Harry
em 2026-08-08 00:32

While it is an impressive construction, the only thing I wondered about is what drove you to cut and paste all these faces? Do I know any more? Do I understand the painting, the painter, the time any better? Or is "Look what I can do" your point.

02
O
Omar
em 2026-08-08 09:55

Impressing, real art

03
M
Manu
em 2026-08-08 10:46

Que lindo álbum de fotografias!
Gostei destes olhares :P

04
W
Willem
em 2026-08-08 18:32

All those different portraits are beautiful, and it looks like it was taken by a photographer in his studio.

05
E
Elisa Fardilha
em 2026-08-08 20:20

Quinze rostos, uma só obra: ecos de uma sociedade de há cinco séculos, captados com uma intensidade que ainda nos prende.

Apreciei imenso a fotografia e o texto que a legenda.

Beijinho e ótimo fim de semana, Remus. 😘

06
A
Ana Lúcia
em 2026-08-10 19:23

Ora vieste aqui para estes lados e esqueceste de vir comer uma brisa do Lis e jaquinzinhos com açorda!!??? Isso não se faz.
Quanto aos retratados não os conheço e não consigo perceber a razão de terem sido imortalizados já em idade avançada :D
Mas reconheço o valor da obra do pintor e já agora do fotógrafo! ;)

07
R
Roadrunner
em 2026-08-15 14:49

Está aí um muito parecido com o meu tetravô...

08
Q
Questiuncas
em 2026-08-26 09:25

Há ali umas "fotografias tipo na passe" que mais parecem pertencer à galeria dos mais procurados do FBI ou da PJ.

09
R
Remus
em 2026-09-01 18:01

Muito obrigado pelos vossos comentários. Eles são sempre muito apreciados.

Harry, Omar and Willem: I appreciate your comments.
Ana Lúcia: Esta fotografia tem muitos anos. Foi feita no ano em que o Brasil organizou o Mundial de Futebol. :-P
Roadrunner: Mas o Roadrunner não é chinês? :-P