Pontos deVistas

Sem chuva não há flores.

Reduzidas a espinhos Anterior Seguinte

Reduzidas a espinhos

       Anterior Seguinte       

  Flora     Kodak DX6490  

Os cactos são plantas que vivem em meios muito secos e para evitarem a perda de água, possuem folhas tão pequenas que estão reduzidas a espinhos. Por isso mesmo, o caule grosso e cascudo, é fundamental para sobrevivência da planta, já que ele é o responsável pela respiração, pois é no caule onde se localizam os estômatos (estruturas constituídas por um conjunto de células, com a função de estabelecer comunicação do meio interno com a atmosfera, para a troca de gases e a transpiração do vegetal). Além disso, no caule também é armazenada a água.
As flores são isoladas, em geral muito grandes, radialmente simétricas e hermafroditas. Dependendo da espécie, abrem tanto durante o dia como também durante a noite. Todas as espécies de cactos florescem, porém existem alguns tipos que somente irão florescer após os 80 anos de idade.

  Informação técnica

Fotografia N.º: 2913

Publicado em: 2017-01-25

Grupo: Flora #Flora

 Câmera: Kodak DX6490

 Abertura: f 2.8

 Distância focal: 6.3 mm (35mm equiv.: 36 mm)

 Velocidade do obturador: 1/15 sec

 Flash: Não Disparado No flash

  Mais fotografias

Maçã de Eva Ferida aberta Dia da Floresta Autóctone Duas espécies Forno de pão tradicional Uma espécie de selfie Oca, sem água... Uma espécie de Carnaval Teus passos Petite 600 À descoberta de... Misterioso e camuflado Esta vida é uma canseira! Ode ao gato Candeeire, candeeiro G2 Rua das Laranjeiras Amai-me e odiai-me! 1866 Teus salpicos

  Escolha da semana

Estive a carregar baterias e sem tempo para fazer a escolha desta semana.
;-)

  Comentários

Existem 12 pontos de vista. Quem será o próximo?
01
J
João Menéres
em 2017-01-25 11:16

Reduzido a espinhos, dores e sangue, ficou o meu rabo quando em criança caí em cima de um.

02
D
Dida
em 2017-01-25 13:05

:-) boa.
São seus? Cruzes. Que fortes! Não há Laser que os limpe :-) :-)
Não tenho cactos em casa. Já bastam as roseiras que atacam quando lhes toco.
Mas gosto de os ver de longe. Em Marrocos fiquei tentada a provar o fruto. Dizem que deixa pelos na lingua ahahahhaha. Não o fiz!
"troca de gases" que diabo de frase ahahahha
Bem, grandes coisas se aprendem por aqui.
Continuação de bons clic´s.

03
M
Manu
em 2017-01-25 13:56

Até transpirei ao ver tanto pico :P
Gostei do grafismo e de toda a informação. Alguns são bem bonitos, mas é flor que não tenho em casa.
Quem me dera florescer aos 80 anos :) :)

04
W
Willem
em 2017-01-25 14:12

A nice abstract result.

05
S
Sérgio Pontes
em 2017-01-25 16:56

Aqui está algo que não sabia, que algumas espécies florescem apenas a seguir aos 80 anos de idade.
gosto bastante dos tons da foto

Abraço

06
A
Ana Lúcia
em 2017-01-25 18:30

80 anos!!! É caso para dizer que é preciso ter paciência! Bonitas folhas.

07
S
Steven
em 2017-01-25 19:08

Awesome close-up captured here of these spines from a cactus!! Makes an excellent graphic.

08
L
L Reis
em 2017-01-25 22:22

Ora bem... então vamos lá: eu vejo assim uma fotografia como esta, miro-a a remiro-a de canto a canto e levanto-me... levanto-me, danço um vira, canto um Malhão, faço ginástica ocular (não necessariamente por esta ordem). Depois, já em modo de meditação profunda, penso assim: "Já tirei imensas fotografias a cactos e não tenho nem umazinha no meu blog. Porquê? Porque ficaram absolutamente banais e sem graça nenhuma!" E depois penso assim: "Mas com que direito é que este homem tira fotografias assim e ainda por cima tem a ideia de pôr a coisa monotonal o que ainda lhe acentua mais o ar emaranhado e espinhoso?!" E depois penso assim: "Eu ainda um dia vou por aí acima e mordo-lhe uma canela!"

09
E
Elisa Fardilha
em 2017-01-26 17:11

Senti arrepios ao ver tanto pico!
A foto está fenomenal e original.

Beijinhos.

10
O
Omid
em 2017-01-28 18:11

L O V E L Y!

11
A
Alex
em 2017-02-06 23:26

perfeita!

12
R
Remus
em 2017-03-01 09:54

Muito obrigado pelos vossos comentários.

Willem, Steven and Omid: Thank you.
Manu: Quando a Manu chegar a essa bonita idade, logo se verá se floresce ou não floresce. :-P
Ana Lúcia: É como em tudo na vida. As coisas boas requerem sempre paciência. ;-)